Além de associar widgets e ids de contexto estatisticamente, é possível fornecer essas informações dinamicamente para obter um recurso de ajuda contextual mais dinâmico. O sistema de ajuda utiliza Ids de contexto para localizar o objeto
org.eclipse.help.IContext correspondente. A nova visualização da Ajuda rastreia a ativação das partes do workbench (visualizações e editores) e verifica se elas se adaptam à interface
org.eclipse.help.IContextProvider. Se elas se adaptarem, a visualização utilizará o provedor de contexto para localizar o objeto IContext e obter as informações necessárias dele.
Esse objeto pode ser armazenado em cache ou criado dinamicamente.
As partes do workbench que desejam criar o objeto de contexto dinamicamente devem adaptar-se ao objeto IContextProvider.class como uma chave:
public Object getAdapter(Class key) { if (key.equals(IContextProvider.class)) {
return new MyContextProvider();
}
return super.getAdapter(key);
}
A interface do provedor de contexto requer a implementação de métodos de árvore:
public class MyContextProvider implements IContextProvider {
int getContextChangeMask() {
return NONE;
}
IContext getContext(Object target) {
return myContext;
}
String getSearchExpression(Object target) {
return null;
}
}
Se a máscara de alteração do contexto retornar NONE, o objeto de contexto precisará ser fornecido quando a parte do workbench for ativada.
Se SELECTION for retornado, você precisará fornecer objeto de contexto que seja relativo à seleção atual na parte. Toda vez que o provedor de seleção de parte disparar um evento de alteração de seleção, o provedor de contexto será solicitado a fornecer o objeto de contexto.
Opcionalmente, a expressão de procura para a ajuda dinâmica pode ser fornecida. Caso contrário, uma combinação do nome da parte e do nome da perspectiva será utilizada com bons resultados na maioria dos casos.